As visitações são abertas ao público, não tem cobrança de ingresso e são de domingo a domingo, podendo ser agendadas através do e-mail apabaianegra@gmail.com ou através dos telefones abaixo.
De acordo com a definição do Ministério do Turismo em sua página virtual, Turismo de Base Comunitária, são iniciativas e atividades protagonizadas pelas comunidades locais que, se ordenadas e bem estruturadas, representam importantes experiências turísticas, agregando valor aos roteiros e geram emprego e renda para a região.
Desde 2019, com o apoio da ECOA – Ecologia e Ação, a comunidade tradicional ribeirinha da APA Baía Negra, se organizou e criou a “Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra”, que encontra-se devidamente regularizada.
Ao entrar em contato com a Júlia Gonzales (67 99625-5613), presidente da Associação, você pode agendar uma visita guiada à região, almoçar na casa de algum morador, comprar doces típicos e artesanatos, passear de barco pelas Baías, enfim, passar um dia especial com a comunidade da APA Baía Negra.